Portal da Cidade União da Vitória

Dia do bombeiro

“Por uma vida, todo sacrifício é dever”

Corpo de bombeiros de União da Vitória completa 10 anos e recebe homenagens

Publicado em 02/07/2024 às 15:01
Atualizado em

10 anos do Corpo de bombeiros em União da Vitória

“Por uma vida, todo sacrifício é dever”. Com esse lema cheio de simbolismo, neste 02 de julho é comemorado o dia Nacional dos Bombeiros.

Uma merecida e justa homenagem aos heróis que se arriscam diariamente para salvar e proteger pessoas, animais, natureza e bens.



Entre as inúmeras funções desempenhas por estes profissionais estão a de interceder em desastres naturais, incêndios, afogamentos, desabamentos, proteção a vida nas mais diferentes situações, auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande estresse, como tentativa de suicídio ou desaparecimento e na prevenção de ocorrências de episódios de grandes proporções.


O Vale do Iguaçu é amparado por duas corporações, a primeira e mais antiga, de Porto União comandada pelo capitão Marcos Colla, pertencente ao 9ºBBM e a de União da Vitória comandada pelo Capitão Fonseca, pertencente ao 10ºSGBI e que nesta segunda-feira,01, completou 10 anos no município.



Para comemorar a primeira década, foi realizado um evento especial que homenageou os bombeiros que participaram no auxílio ao recolhimento de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul, além de voluntários de entidades, como a Prefeitura de União da Vitória. Cada homenageado recebeu um certificado em reconhecimento aos seus serviços prestados.


Durante a cerimônia, também foi destacada a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros durante a Cheia do Rio Iguaçu em 2023, relembrando a dedicação e o esforço dos profissionais na proteção e apoio à população.



O capitão Fonseca que assumiu o comando em União da Vitória uma semana antes das cheias, destacada que foi um inesperado desafio, “A enchente foi uma surpresa negativa logo na minha chegada, em suas consequências para a cidade e para a população, mas depois que as ocorrências difíceis passam, vale refletir no quanto elas favoreceram o amadurecimento e experiência. Encarei ela com sentimento de dever, instigado por todos os bombeiros e civis que atenderam com tanto zelo essa dificuldade” afirmou.




Após o evento, no Gabinete do Prefeito Bachir Abbas, foi entregue ao Corpo de Bombeiros a primeira versão do novo Plano de Contingenciamento de Cheias de União da Vitória. O documento foi recebido pelo Major Jorge Augusto, pela Capitã Spak do 10º SGBI de Irati e pelo Capitão Fonseca.


O novo Plano de Contingenciamento de Cheias traz informações cruciais sobre as ações a serem tomadas pelo município em caso de cheia, incluindo:

- Locais para criação de abrigos emergenciais;

- Espaços designados para montagem de cozinhas comunitárias;

- Formas de aviso às regiões que serão afetadas com antecedência de 48 horas;

- Entre muitos outros pontos importantes.


Este plano foi entregue ao Corpo de Bombeiros para que possam fazer suas considerações e, posteriormente, será divulgado para toda a população, garantindo que todos estejam cientes das medidas e ações a serem tomadas em situações de emergência.


Um pouco da história do Corpo de bombeiros de União da Vitória


Inaugurado no dia 01 de julho de 2014, o Corpo de bombeiros em União da Vitória iniciou com um efetivo de militares reduzido, uma ambulância preparada para os atendimentos de trauma e um caminhão para combate a incêndios e salvamentos.

O Primeiro a comandar no município foi o subtenente Valdir do Prado, mas já passaram pelo grupamento outros seis comandantes: Subtenente Prado, 2º Tenente Garcia, 2º Tenente Muck, 2º Tenente Aleixo, 2º Tenente Paes, Capitão Allyson e o atual comandante Capitão Fonseca.

No decorrer destes 10 anos, novos veículos, moto aquática e equipamentos foram acrescidos, porém a principal mudança foi relacionada ao efetivo que aumentou consideravelmente em 2023, possibilitando um trabalho de maior qualidade para a população. “Tivemos a aquisição de ambulância e caminhão relativamente novos, além da moto aquática e alguns equipamentos como o desencarcerador elétrico, e reformas no quartel que ainda estão em andamento, mas o acréscimo do efetivo foi à principal e melhor mudança, atualmente temos 25 bombeiros”, destaca capitão Fonseca.


Fonte:

Deixe seu comentário

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp