Portal da Cidade União da Vitória

Solidariedade

Voluntários e veteranos do 5ºBecmbbld ajudam na reconstrução de Cruzeiro do Sul

A equipe trabalha na reconstrução, limpeza, desobstrução de vias e construção de uma nova escola

Publicado em 11/06/2024 às 16:56

Equipe iniciando os trabalhos em Cruzeiro do Sul

Doações para desabrigados de Cruzeiro do Sul

Equipe saindo de União da Vitória, rumo a Cruzeiro do Sul

Desde quinta-feira, 06, um grupo de veteranos do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, juntamente com veteranos dos bombeiros e policiais, além de empresários de União da Vitória, está em Cruzeiro do Sul, cidade do Rio Grande do Sul que foi fortemente afetada pela enchente ocorrida em maio de 2024.



A missão do grupo, que levou doações,  é de também ajudar a reconstruir o município do Vale do Taquari que teve 50% das suas casas levadas pela correnteza. Segundo levantamento previamente divulgado, mais de mil casas precisarão ser reconstruídas no município que tem até o momento, apenas 30% de seu comércio em funcionamento.



Para o comandante do 5ºBecmbbld Tenente-Coronel Diego da Silva Agostini, que está desde o início dos trabalhos de auxílio no Vale do Taquari, a chegada do pelotão de veteranos representa importante incremento para a cidade, “Cruzeiro do Sul tem cerca de 12 mil habitantes, destes, mais de 7 mil foram afetados por este desastre, bairros inteiros desapareceram. O apoio destes voluntários veteranos e civis, são de extrema importância para reconstrução, limpeza e desobstrução de vias. Nós do 5º Becmbbld, já trabalhamos bastante neste município com os equipamentos de engenharia e blindado especial, agora contaremos com o apoio destes voluntários. Fica aqui o nosso reconhecimento e gratidão”, destacou o comandante.




A equipe chegou ao município com o intuito de auxiliar na organização e na ação de serviços gerais, Perci Storck, um dos veteranos da equipe, afirma que lá ninguém escolhe a missão, “Trabalhamos com a limpeza das casas, remoção de entulhos, existe uma equipe de eletricistas, encanadores, serviços gerais e faremos tudo que for necessário para ajudar esse povo. Estamos ajudando a defesa civil do município da forma que eles estão pedindo”, explicou.



Construção de uma escola

A prefeitura de Cruzeiro do Sul divulgou que nesta segunda-feira, 11, que foi realizada uma reunião com a presença do Promotor de Justiça, Sergio Diefenbach, representantes da Administração Municipal e o grupo de veteranos e empresários de União da Vitória e Porto União, que ofereceram diversos materiais e mão de obra para a construção de uma escola, em uma área institucional localizada no Loteamento Antares, no bairro Cascata. Conforme o secretário de Planejamento Claiton Miranda, por meio de uma parceria público privada, o sistema construtivo deve ser a base de madeira com paredes dupladas, bastante utilizado em Santa Catarina.


No total devem ser instalados quatro módulos, somando 14 salas de aula e 878m2 de área coberta. A partir do inicio dos trabalhos, a estimativa é de entregar a obra em cerca de 60 dias.


Fonte:

Deixe seu comentário