Portal da Cidade União da Vitória

14 de junho

Dia do doador de sangue é lembrado em União da Vitória por meio de ações

As coletas fazem parte das ações do Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação

Publicado em 14/06/2024 às 10:25

Imagem ilustrativa

Em comemoração ao dia internacional do doador de sangue, celebrado nesta sexta-feira,14, o Hemonucleo de União da Vitória estará realizando uma ação com os captadores dos municípios para treinamento na unidade, mas também estará realizando as doações de sangue que já foram previamente agendadas.

As coletas fazem parte das ações do Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação.




Neste mês, as 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforçam a necessidade de mais doadores para manter os estoques de sangue que salvam centenas de vidas todos os dias em, pelo menos, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos, distribuídos em todas as regiões do Estado. Eles correspondem a 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

CAMPANHA ESTADUAL – O Governo do Estado, por meio da Sesa, lançou a campanha “Paraná, terra de sangue bom” para incentivar e reforçar as doações de sangue em todo o Estado durante o Junho Vermelho. Ao todo, o Hemepar possui 23 unidades de coleta para manutenção do estoque de sangue de pelo menos 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos.

Desde o início do mês, até agora, foram registradas seis mil bolsas de sangue, numa média de quase 550 por dia. Durante todo este ano, já são mais de 90 mil doações.

QUEM PODE DOAR – É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

AGENDAMENTO – O Hemepar ressalta que os doadores devem agendar a doação como forma de evitar filas e otimizar o estoque, sem que haja mais doações de um tipo sanguíneo e menos de outro.

União da Vitória

Rua Castro Alves, 26, Centro – Telefone: (42) 3522-1365


Fonte:

Deixe seu comentário