Portal da Cidade União da Vitória

Cuidar de quem cuida

1º Encontro Regional das Redes Femininas acontece em Porto União

Centenas de voluntárias de diversos municípios catarinenses estão reunidas para troca de experiências

Publicado em 30/04/2024 às 13:39
Atualizado em

(Foto: Karine Livian)

(Foto: Karine Livian / Portal da Cidade)

Cuidar de quem cuida! Com este propósito acontece durante todo o dia desta terça-feira, 30, em Porto União o Primeiro Encontro Regional das Redes Femininas Combate Ao Câncer de Santa Catarina.


Centenas de voluntárias de vários municípios se reuniram desde o início da manhã no Wooden Class para uma importante troca de conhecimento. Com um cronograma bastante extenso o encontrou dessas mulheres guerreiras, que oferecem apoio inestimável para aqueles que estão enfrentando a batalha contra o câncer teve início com a fala de autoridades. Em seguida a médica patologista Dra. Natália Sebben falou sobre o impacto emocional do diagnóstico do câncer.



A farmacêutica e Bioquímica, Angela Hilgemberg Zanlorenzi que é a vice presidente estadual da Rede Feminina do Paraná e vice presidente Nacional das Redes Femininas, destacou em sua fala a importância de cuidar de quem cuida,

Angela Hilgemberg Zanlorenzi

reconhecimento

“Nosso trabalho voluntário, de doação, é digno de reconhecimento sim! Nós precisamos receber sim, todo esse apoio principalmente do poder público. Precisamos deste apoio para continuar nossa jornada em qualquer instancia. Precisamos de eventos como esse para a divulgação do nosso trabalho e troca de experiência”

Angela Hilgemberg Zanlorenzi

 


Zanlorenzi também destacou a forma de trabalho das voluntárias que buscam combater o câncer com ciência, humanismo e afeto. A vice presidente trouxe números significativos referente ao estado do Paraná, “Nós encaramos nossa realidade no estado do Paraná, de uma forma muito positiva. Há 15 anos atrás a cada 10 pacientes acometidos pelo câncer, nós entregávamos três em remissão. Hoje a cada dez, nós entregamos sete e a nossa missão é entregar dez!” enfatizou.



Ainda pela manhã as voluntárias tiveram uma palestra com Jaqueline Barp e Sônia Fischer com o tema: Câncer – Abra espaço para a vida entrar. Outro momento muito esperado foi o desfile da grife Rosa Chique da Casa Bebel.


No decorrer do encontro várias atividades culturais foram cuidadosamente elaboradas. A presidente da Rede Feminina Estadual de Santa Catarina, Maria Círia Aragão Zunino, falou sobre o atendimento desenvolvido nas 82 redes municipais espalhadas pelo estado, “Esse número de redes tão expressivo, é uma grandeza para nós. Juntas somos ainda mais fortes. O câncer não escolhe, não espera e não procura quem tem dinheiro ou não. E as redes femininas estão aqui para isso, para ajudar e para dar voz a quem não consegue mais falar”, destacou a presidente.


Para a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Porto União/União da Vitória, Sirlei Zandoná, o evento já pode ser considerado um grande sucesso,

Sirlei Zandoná

sucesso

“Ver tanta gente de boa vontade juntas para trocar vivencias e conhecimento, não tem preço, tem valor”

Sirlei Zandoná

 


Participaram do encontro as Redes Femininas de:

Ascurra SC

Blumenau SC

Caçador SC

Canoinhas SC 

Concórdia SC 

Guaramirim SC

Jaraguá do Sul SC 

Pomerode SC 

Papanduva SC 

Ponte Serrada SC 

Porto Uniāo SC 

Rio Negrinho SC 

São Bento do Sul SC 

São Lourenço do Sul SC 

São Francisco do Sul SC 

Xanxerê SC 

Curitiba PR 

Palmas PR

Fonte:

Deixe seu comentário