Portal da Cidade União da Vitória

Padre Silvano

Missa de 1 ano de falecimento do Padre Silvano será nesta quinta-feira

Padre Silvano Surmacz faleceu no dia 24 de março do ano passado, aos 54 anos, vítima da covid19

Publicado em 23/03/2022 às 14:17

(Foto: Karine Livian)

Nesta quinta-feira, 24 de março, a Diocese de União da Vitória lembra um ano do falecimento do padre Silvano Surmacz. A missaque será presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, será às 19h, com transmissãoFacebook da Catedral e da Diocese de União da Vitória.

Padre Silvano Surmacz faleceu no dia 24 de março do ano passado, aos 54 anos, vítima da Covid-19. Após ter passado uns dias internado no Hospital de Rio Azul, sua cidade natal, foi transferido para uma enfermaria na APMI, em União da Vitória, e no dia 17 de março encaminhado para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, onde após uma semana veio a falecer.

Assim como para muitas famílias, a família do padre Silvano perdeu muitos familiares vítima do Coronavírus. Ainda no dia 18 de março, enquanto estava internado no Hospital em Curitiba, padre Silvano perdia seu pai, Theodoro Surmacz, que morreu no dia 18 de março, aos 91 anos, vítima também da Covid-19. Outros quatro familiares da família Surmacz vieram a falecer também pela Covid-19 em 2021.

No mesmo dia do seu falecimento, algumas horas depois, falecia também um outro sacerdote, amigo do padre Silvano, padre André Juliano de Souza, que estava internado em Mafra, e foi também vítima da Covid - 19, aos 35 anos de idade. Padre André era pároco na cidade de Três Barras - SC, e tinha uma forte relação de amizade com o padre Silvano.

Filho de Theodoro Surmacz e de Senka Bereza Surmacz, ambos falecidos, padre Silvano deixou seis irmãos: Jorge, Rafael, Ismael, Silvio, Wilson Romualdo.

Na Diocese de União da Vitória o padre teve uma presença marcante pela alegria e facilidade em construir amizades. Com 30 anos de sacerdócio, Silvano foi ordenado padre em 08 de dezembro de 1990, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, por Dom Walter Ebejer, sendo o primeiro padre ordenado do Seminário Diocesano de União da Vitória.

Como sacerdote atuou nas paróquias São Miguel Arcanjo, em Porto Vitória; na paróquia São José, em Antonio Olinto, após ter retornado de Roma, onde fez mestrado em Filosofia; na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, e por fim na igreja Catedral, em União da Vitória, onde assumiu em 2017.

A Diocese de União da Vitória expressa nessa celebração o sentimento de agradecimento e louvor a Deus pela vida e vocação do padre Silvano, que deu sua importante contribuição pelo Reino de Deus nesta Igreja Particular. Rogamos pelo seu descanso eterno e que o Senhor da Vida fortaleça à cada um de nós na fé.


Fonte:

Deixe seu comentário