Portal da Cidade União da Vitória

Dia da Bandeira

Símbolo Nacional tem seu dia comemorado hoje

Cerimônia aconteceu nas companhias do 9º BBM na manhã desta sexta-feira

Postado em 19/11/2021 às 12:49 |

O Corpo de Bombeiros de Porto União, na manhã de sexta-feira, 19, realizou a cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis, alusiva ao Dia da Bandeira Nacional, comemorado hoje.

A cerimônia, conduzida pelo Capitão Marcos Colla, contou com a presença de militares, bombeiros comunitários e convidados.

 A lei Lei nº. 5.700 de 1/9/1971 entre outras coisa prevê também em seu Artigo 32 que as Bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas.

 As cerimônias aconteceram de forma simultânea em todas as companhias, ligadas ao 9° Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Catarina. 

O ato de incineração das bandeiras não visa simplesmente a queima daquelas que não estão mais em condições de servir, mas sim enaltecer a bandeira e tudo o que ela representa em termos de corporação e nação.

O patriotismo celebrado hoje não é algo novo, nem algo que limita-se ao CBMSC, tal solenidade acontece desde 1908 em várias Organizações Militares. Vale destacar que em situações de guerra por exemplo, os soldados num campo de batalha tradicionalmente faziam qualquer coisa para defender a bandeira. 

O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.O Dia da Bandeira passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira.

A Bandeira Nacional possui o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo no centro, a esfera azul celeste, que é atravessada por uma faixa branca com as palavras “Ordem e Progresso” em letras maiúsculas na cor verde.

No círculo azul, encontram-se 27 estrelas que retratam o céu do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, e representam também simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará. 

Fonte:

Receba as notícias de União da Vitória no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias