Portal da Cidade União da Vitória

Natal

Como decorar sua casa para o Natal com segurança

A Copel separou dicas para instalar as luzes de natal sem correr risco de choques elétricos ou sobrecarga do sistema.

Publicado em 28/11/2021 às 16:58
Atualizado em

0:00
0:00

Se você já está decorando sua casa para o Natal, é bom prestar atenção em algumas dicas de segurança para garantir que pisca-piscas e outros enfeites ligados na energia elétrica não causem problemas.

A Copel orienta que o primeiro passo é adquirir produtos com certificado do Inmetro. Também é preciso confirmar se o equipamento foi feito para uso interno ou externo, conforme a sua intenção, para evitar que o sol ou a chuva deteriorem os fios. Os enfeites feitos especificamente para uso externo são mais resistentes à ação da natureza. Outra dica importante é verificar se os cordões de luz são compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel. Na hora da montagem, Raul Claudino, que é gerente de segurança da Copel, conta que não se deve usar os chamados ‘Ts’ ou Benjamin. Oitra dica importante é, se você quer reusar um material que já usou em anos anteriores, é preciso revisar o equipamento antes de instalar, e, se for preciso alguma emenda, elas devem ser feitas com fita isolante de boa qualidade. como conta Raul no áudio acima.



Com a decoração pronta, aproveite o espírito do natal para reunir a família e os amigos. Mas não deixe crianças e animais domésticos sem supervisão próximos aos equipamentos e desligue tudo antes de sair de casa.

Fonte:

Deixe seu comentário