Portal da Cidade União da Vitória

Educação

Ugv é a melhor Instituição de Ensino Superior privada do Vale do Iguaçu

O resultado foi divulgado pelo MEC por meio de dados do IGC

Publicado em 17/04/2024 às 20:07
Atualizado em

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) que avalia as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas na totalidade, abrangendo os cursos de graduação e pós-graduação ofertados.


Neste mês de abril de 2024, juntamente de outros dois indicadores de qualidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados do IGC. Ao total, 1.998 instituições de ensino superior foram avaliadas, entre elas as principais IES do Vale do Iguaçu.

As notas são atribuídas em uma escada de 1 a 5. Para o Ministério da Educação, instituições avaliadas com conceitos 4 e 5 são consideradas de excelência.


Entre as instituições privadas de União da Vitória e Porto União estão:

Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) - Nota 3

Ugv - Centro Universitário - Nota 4

Universidade do Contestado (UnC) - Nota 3


Entre as instituições de ensino superior públicas de União da Vitória e Porto União está a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que obteve nota 4. Esse conceito foi obtido avaliando o conjunto dos oito campus que a Unespar possui: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Curitiba II, Paranavaí, União da Vitória e Guatupê.


Qual a função do IGC para o MEC?

Para o Ministério da Educação, o IGC é um mecanismo de controle e avaliação que identifica se os cursos podem continuar credenciados ou se eles são descredenciados (e, assim, o diploma perde a validade). Com isso, o MEC evita que cursos abaixo da qualidade mínima continuem funcionando e coloquem em risco a formação dos estudantes brasileiros.

Além disso, também é um parâmetro importante para a criação de políticas públicas de incentivo à melhoria da qualidade da formação superior no Brasil de modo geral.


Como é calculado o IGC?

Mas afinal, será que esse realmente é um parâmetro que afeta as escolhas dos estudantes? Para tirar essa dúvida, você precisa saber como a nota é calculada. Ela é uma média ponderada das avaliações de três indicadores:

• Média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) dos últimos 3 anos. Esse índice considera o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudos (Enade) dos estudantes e outros critérios que compõem esse indicador;

• Média das notas dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição (quando elas tiverem essa opção). Essa avaliação é feita por outro órgão, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);

• A distribuição dos estudantes em diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação).

Ou seja, ele é um mapa de uma tendência de médio prazo, já que considera informações dos últimos 3 anos. Uma instituição que possui uma boa nota mostra sua consistência ao longo do tempo, demonstrando que pode ser uma boa opção para sua formação.


Fonte:

Deixe seu comentário