Portal da Cidade União da Vitória

Capoeira

Grupo Abaetê de Capoeira realiza evolução de seus integrantes

Conheça um pouco da história do grupo

Publicado em 19/11/2021 às 16:14

Na sexta-feira 12, aconteceu apresentações e graduação no Bairro Santa Rosa dos atletas de Capoeira do Grupo Abaetê. Os participantes realizaram suas apresentações e posteriormente receberam a graduação de faixas. Segundo seu idealizador Professor Leandro Pimentel (Neguinho), Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário do Vale do Iguaçu – Uniguaçu, o início deste projeto foi no ano de 1998. “Conheci a capoeira no ano de 1997 em um jogo de futebol quando o então contramestre Dilúvio, conhecido capoeirista da região ao entrar em campo, fez um movimento de capoeira que chamou a atenção dos presentes. Nessa época por conta da baixa condição financeira da minha família não pude ingressar nos treinos de capoeira de imediato. Somente aos 15 anos, após concluir o ensino fundamental e iniciar no mercado de trabalho, comecei os treinos regulares de capoeira, em 1998 no Grupo Mestre Sergipe sob coordenação do Contramestre Dilúvio” contou.

Em 2013 quando fez a graduação de Educação Física, iniciou nos estágios obrigatórios de faculdade. Como professor de Educação Física levou a prática da Capoeira para dentro das escolas Hermínio Miles e Balduíno Cardoso. Neguinho conta que em paralelo assumiu a vaga de professor de Capoeira no Projeto Mais Educação na escola Dídio Augusto no bairro Limeira, “Neste mesmo ano, em contato com o Mestre Amilton de Colombo – PR que era membro do conhecido Grupo Mestre Sergipe, ele me explicou que havia fundado seu próprio grupo chamado Tradição Capoeira e firmamos uma parceria para trazer o nome e afiliação do Grupo Tradição para as cidades de Porto União e União da Vitória e iniciar os trabalhos à frente da instituição na região” explicou.

No período de 8 anos ministrou aulas nas cidades de: Porto União, União da Vitória, Cruz Machado, Paulo Frontim e Irineópolis. “Durante essa trajetória conseguimos formar membros com as graduações de Instrutores, Graduados e Alunos Formados. No final de 2019 tivemos o rompimento da parceria com o Grupo Tradição para criar o CENTRO CULTURAL ABAETÊ CAPOEIRA, que possui hoje um número de aproximadamente 60 membros ativos” relata.

O grupo Abaetê Capoeira, junto ao CENTRO CULTURAL ABAETÊ CAPOEIRA foi criado oficialmente em 05/10/2019 com o intuito de fortalecer a capoeira como esporte, cultura e arte na nossa região e para a educação de crianças, jovens e adultos.

Este Grupo é fruto de todo o trabalho, experiência e trajetória que possuo dentro da Capoeira, meu amor por ela e compromisso de divulgá-la como patrimônio cultural brasileiro. O nome “ABAETÊ” foi escolhido a partir da pesquisa no dicionário do povo Tupi-Guarani e significa "Pessoas sinceras, de valores e honra".

Objetivo do grupo

• Divulgar a capoeira e a cultura brasileira;

• Estimular a prática de atividades físicas;

• Promover a interação social;

• Melhorar a confiança e auto estima;

• Proporcionar um ambiente familiar para todos os praticantes ou não da capoeira.

O nosso coordenador Professor Neguinho disse que foi seu aluno

o trabalho dele aqui nas cidades é muito bacana, eu estou nessa luta com ele para ajudar a dar mais visibilidade ao projeto e à importância da capoeira nas cidades

No sábado agora teremos a roda de rua em homenagem ao dia da Consciência Negra, a capoeira já foi muito bem vista aqui na cidade na época do Mestre Dilúvio. Estamos na luta para mostrar o valor dessa arte, que vai muito além da luta a integração social, a musicalidade, a disciplina, o ensino da história e as outras manifestações culturais que a capoeira abrange como o samba de roda, o maculelê, jogada de rede, são importantíssimos pra preservar o legado cultural que a população negra escravizada no Brasil nos deixou de herança.


Fonte:

Deixe seu comentário