Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Importância e benefícios da Colina para gestantes e desenvolvimento do bebê

Colina é um nutriente que desempenha um papel vital no desenvolvimento do cérebro do feto

Publicado em 20/12/2023 às 14:15
Atualizado em

É uma vitamina do complexo B (B8) então assim como o folato, tem papel fundamental na prevenção de defeitos do tubo neural e no neurodesenvolvimento do bebê, podendo recuperar a rede neuronal, mesmo na deficiência de ferro.


Conhecida como sendo um dos nutrientes construtores do cérebro, suas funções no sistema nervoso central determinam a cognição futura da criança. Cognição é a nossa capacidade intelectual e emocional, responsável pela linguagem, pensamento, memória, raciocínio, compreensão e percepção.


A colina é necessária para o cérebro produzir a acetilcolina, um neurotransmissor que facilita a transmissão de impulsos entre os neurônios. Melhora o metabolismo da energia mental e aumenta os níveis de vários outros neurotransmissores.


A colina também está envolvida no processo de metilação, ou seja, na replicação celular.


Além disso, tem um papel importante na saúde do fígado, na metabolização de gorduras e na função muscular.


Durante a gestação e a lactação, a maior demanda de colina exige uma adequação de sua ingestão via alimentação/suplementação. As necessidades de colina podem variar de uma gestante para outra. Fatores como idade, dieta, histórico médico e estilo de vida desempenham um papel importante.


Gema de ovo mole, considerando ovo de galinha orgânico caipira, é a melhor e maior fonte de colina. Mas, esse nutriente também pode (e deve) fazer parte da suplementação, sempre de forma individualizada.


Fontes alimentares são a gema de ovo, fígado de frango, fígado bovino, carne, peixe, leguminosas, banana, brócolis, espinafre, aveia, laranja e quinoa.


Laís Leilane Buratti Mibach

Nutricionista Materno Infantil

CRN 8 7826 

Fonte:

Deixe seu comentário