Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Já se expos ao sol hoje? Entenda a importância disto

A vitamina D é um hormônio esteroide, cuja principal função é regular o metabolismo ósseo.

Publicado em 17/08/2021 às 09:18


A vitamina D é um hormônio esteroide, cuja principal função é regular o metabolismo ósseo. Diversos estudos recentes mostram que a deficiência de vitamina D está acompanhada de diversos agravos à saúde.
A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.

Corpo precisa de 15 a 20 minutos ao dia de exposição solar para produzir vitamina D.

Exposição ocasional só do rosto e mãos não é suficiente. É necessário expor grandes porções de sua pele ao sol. O melhor momento para a produção de vitamina D é entre as 10 e 15h, ao contrário do que você está acostumado ouvir. É nesse horário que há maior incidência de raios UVB, que permitem a produção de vitamina D.
Geralmente, quem mais sofre com a falta de vitamina D é justamente quem toma pouco sol diariamente.
 A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que se conheça os níveis de vitamina D e, se necessário, que seja feita reposição com acompanhamento médico. É indicada a exposição ao sol com cuidado, de forma leve e gradual, evitando queimaduras, câncer de pele e minimizando o envelhecimento. É possível complementar os níveis de vitamina D na dieta. Peixes como salmão, sardinha e atum são ricos em vitamina D, assim como ovos, leite e seus derivados.

Fonte:

Deixe seu comentário