Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Nutrição em tempos de Covid-19

Neste Papo de Especialista, Lina Cláudia Sant´Anna, Nutricionista e Coordenadora do Curso de Nutrição da Uniguaçu fala sobre alimentação em tempos de Covid

Publicado em 22/04/2021 às 04:45

Comer bem e permanecer ativo durante a pandemia COVID-19 é importante para nosso bem-estar físico e mental. Consumir uma variedade de alimentos diferentes garantirá que você obtenha todos os nutrientes e energia essenciais necessários durante todo o dia.

Porém, durante a pandemia nossas rotinas diárias foram alteradas e nossos hábitos alimentares podem ter mudado. Para muitos de nós, as compras de alimentos ficaram mais difíceis e muitos podem ter dúvidas sobre quais alimentos escolher para se manter saudável e com o sistema imunológico fortalecido.

Portanto, seguem algumas orientações nutricionais que podem te ajudar a se alimentar melhor!


Organização

Planejar as refeições e lanches e escrever uma lista de compras é uma boa maneira de garantir que você obtenha tudo o que precisa, além de limitar seu tempo no supermercado. Isso evita que se desperdice alimentos e que você adquira guloseimas ricas em açúcar, gordura trans e sódio como salgadinhos, alimentos congelados, biscoitos recheados entre outros.


Pedido de comida em casa

Faça escolhas mais saudáveis ao pedir comida por delivery. Com as restrições de ocupação em restaurantes você pode se encontrar procurando por algo diferente para comer em casa. Muitas vezes apelamos para a facilidade e pedimos comida por delivery. Se você seguir essa opção tente fazer escolhas mais saudáveis sempre que possível como pedir pizzas com coberturas mais leves como aquelas que vem com tomate, palmito, milho ou qualquer outro vegetal. Pedir carnes com molho de tomate ao invés de molhos com queijo é outra opção saudável. E sanduíches mais simples ao invés dos que têm bacon, molho e queijo em dobro. Os pedidos de comida em casa devem ser uma exceção e não devem virar rotina.


Lanches inteligentes

Você pode estar abrindo a geladeira ou armário para procurar lanches com mais frequência no momento, especialmente se você estiver se sentindo entediado ou estressado. Portanto, abasteça sua geladeira com alimentos mais saudáveis como queijos, iogurtes naturais, pães integrais, ovos e frutas para tê-los sempre à mão e facilitar a sua escolha.


Mantenha-se hidratado

Beber muito líquido durante o dia, visando ao menos 6 a 8 copos, ajudará a manter seu corpo hidratado. Água, leite e bebidas sem açúcar, incluindo chá e chimarrão também contam. O suco de frutas, mesmo os naturais, podem ser ricos em açúcar, portanto tente limitá-los a um copo pequeno (cerca de 150ml) a cada dia.

Evite os refrigerantes e sucos de caixinha, pois possuem calorias vazias, ou seja, não trazem nenhum benefício para o seu corpo.


Alimentos saudáveis

Comer frutas, vegetais e leguminosas como feijão e lentilhas, ovos e carnes é bom para a saúde e é uma boa maneira de se manter satisfeito durante todo o dia. Optar por alimentos como batatas e aipim ao invés de massas feitas com farinha branca também é importante, pois eles dão energia e contêm fibras.


As sopas podem ser uma solução rápida e fácil para o inverno. Elas podem ser feitas com quaisquer legumes e disponíveis e são uma boa maneira de usar as sobras.

Lembre-se de sempre optar por comida de verdade! Aquela que você não precisa desembalar e sim, descascar!





Fonte:

Deixe seu comentário