Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Você sabe como anda a coluna dos seus filhos?

Nas crianças, a postura tem uma relevância maior, pois possuem sérias consequências .

Publicado em 25/08/2021 às 09:14

Nas crianças, a postura tem uma relevância maior, pois possuem sérias consequências, por este período ser o estirão de crescimento e o ápice do desenvolvimento motor, onde nesta faixa etária o corpo se encontra em acomodação estrutural em sua anatomia. Na sua vida escolar, a ausência de recreação, atividades e exercícios físicos, resultam no início de processos álgicos e de enfraquecimento muscular, trazendo, por sua vez, problemas de desvios posturais.

O aumento das ocorrências de desvios posturais originários na infância, em especial relacionados com a coluna vertebral, são oriundos de maus hábitos posturais, como o uso de mochilas pesadas, sedentarismo, fatores sociais, hereditários e emocionais.

Ser uma criança ativa se torna-se essencial para manutenção de todos os sistemas do corpo humano, mas não se esqueça que a orientação de forma correta por um profissional ou professor de Educação Física, têm papel fundamental neste processo, pois eles têm a capacidade e conhecimento necessários para realizarem essas atividades e ao mesmo tempo um trabalho de conscientização corporal para que seus filhos conheçam a importância de conhecer o próprio corpo, com postura adequada para executar diferentes tarefas em seu dia a dia.

Você sabia que no Brasil, 36% da população é acometida por alguma doença crônica de coluna (BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011). Os desvios posturais representam causa rotineira de doenças do grupo das crônico-degenerativas, sendo que 80% têm origem na infância (XAVIER et al., 2015).

Então na infância, torna-se primordial uma vida ativa para evitar os processos de desvios posturais que interferem na estrutura musculoesquelética. A postura desempenha uma função importante no desenvolvimento psicomotor dos seus filhos, assim essa fase se torna primordial para a educação postural das crianças, assim eles terão uma probabilidade maior de não fazer parte dessa estática do mistério da saúde.

Carlos Gabriel da Silva

Graduado em Educação Física licenciatura e bacharelado pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu.

Especialista em Biodinâmica do esporte e personal trainer e biomecânica e fisiologia aplicado ao treinamento.

Atuação profissional: Professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU e Personal trainer para grupos especiais


Fonte:

Deixe seu comentário