Portal da Cidade União da Vitória

Câmara

Câmara de Porto União faz duas sessões nesta segunda

Uma das sessões tratou exclusivamente sobre a aprovação da LOA

Publicado em 23/11/2021 às 16:20

A Câmara de Vereadores de Porto União realizou duas sessões na segunda-feira, 22, sob o comando do Presidente Gildo Masselai (PSDB).

A 32ª Sessão Ordinária teve como teor exclusivo a 2ª Discussão e Aprovação do Projeto de Lei nº 047/21, do Executivo Municipal, referente a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o Exercício Financeiro de 2022. A sessão foi exclusiva com apenas um projeto pois, quando há a discussão e votação da LOA ou do Plano Plurianual (PPA), as sessões devem ser específicas para isso e nenhum outro projeto pode ser apreciado. A LOA foi aprovada e enviada para a sanção do Prefeito.  

Já a 22ª Sessão Extraordinária tratou dos demais projetos que estão em trâmite na Casa de Leis. Em 1ª discussão foi aprovado o projeto n° 032/2021, de autoria da vereadora Mariane Schorr Caesar, do DEM (suplente que permaneceu por 30 dias no cargo), referente a proibição de secretários municipais concorrerem aos cargos ou serem nomeados como presidente e vice-presidente nos conselhos municipais de Porto União.

Outro projeto aprovado em 1ª discussão é de autoria do vereador Fernando Barulho (PSDB), que institui a Semana das Profissões e Orientação Profissional no âmbito das Escolas Municipais de Porto União.

Os dois projetos foram aprovados e seguem para a 2ª Votação na próxima sessão.

Finalizando a sessão foi votado o veto total ao Projeto de Lei n° 016/2021, de autoria do suplente de vereador do PL, Marcelo Storck (que assumiu uma cadeira por 60 dias). O projeto vetado proibia os Centros de Condutores de Veículos (autoescolas) de, durante a realização de suas aulas práticas de direção, executar treinamento de manobras de balizamento junto aos meios-fios nas vias públicas localizadas no entorno dos estabelecimentos escolares .

Diversos assuntos foram abordados pelos vereadores nas duas sessões, entre eles algumas obras da administração municipal, principalmente as obras de asfaltamento e concretagem de ruas. Outro destacado pelo presidente foi a questão de conscientização ambiental para os jovens e crianças “Gostaria de enviar para que a secretaria de educação providenciasse junto à escola municipal de São Miguel da Serra a construção de um viveiro para produção de mudas, O objetivo seria de incentivar as crianças para estudar e cultivar diversas espécies, uma vez que se fala tanto em meio ambiente e que é uma necessidade e sobretudo um pedido daquela comunidade, onde podemos produzir espécies de preferência frutíferas nativas para que possamos alimentar a nossa fauna daquela região”, falou.

Utilizaram a palavra no pequeno expediente os vereadores Almir Borini (DEM); Fernando Barulho (PSDB); Neilor Grabovski (MDB); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB) e Gildo Masselai (PSDB). Usaram a tribuna do legislativo os vereadores Almir Borini e Walbert de Paula e Souza (PL).


*Com informações da Assessoria de Comunicação

Fonte:

Deixe seu comentário