Portal da Cidade União da Vitória

Legislativo

Sessão da Câmara tem como pauta Ciretran e Prefeitura nos bairros

A noite foi marcada também por moções e homenagens

Publicado em 14/09/2021 às 21:26

Vereadores de União da Vitória estiveram reunidos na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira 13, para mais uma sessão ordinária.

Desta vez, os temas centrais foram os atendimentos no Ciretran e também o programa “Prefeitura nos bairros”.


Uma série de indicações deu entrada na casa, como a oficialização do pedido para a Federação Paranaense de Taekwondo, para que possam trazer para a cidade uma academia para a prática deste esporte.

Também solicitado o estudo para construir um CEMEI no Bairro São Joaquim ou nas proximidades.


Também o pedido para que a prefeitura entre em contato com a Secretaria de Planejamento e de Trânsito para implementar melhorias na Rua Leonardo Muzzolon do Bairro Jardim Muzzolon nesta cidade.

Como convidado da tribuna, Alex Anastácio, chefe do Ciretran, para falar sobre as ações do Detran-PR no município.


Anastácio que há quatro meses assumiu a chefia da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), explicou que devido à pandemia existem formas alternativas de atendimento do CIRETRAN. Respeitando os protocolos para atendimentos presenciais, os atendimentos acontecem por meio de agendamento ou pelo site com atendimento inteligente.

A CIRETRAN Atende a oito municípios, em alguns deste município já foram implantados, para melhor atender a população, postos de atendimentos dos municípios de Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas e será implantado em breve em Paulo Frontin.

Anastácio também falou da Semana do Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro com o tema: No trânsito sua responsabilidade salva vidas.


O vereador Ednilson de Godoy também usou a tribuna para falar sobre a participação significativa dos atletas brasileiros em jogos paraolímpicos.

Ressaltou o recorde em medalhas, evidenciando que somente na natação foram 23 medalhas conquistadas pelos brasileiros e no atletismo 28 medalhas.


O segundo vereador a fazer uso da palavra foi Valdecir Ratko que falou sobre o mutirão “Prefeitura nos bairros” que iniciou nesta segunda-feira em União da Vitória. Ressaltou que o programa é da prefeitura por meio das secretarias com o apoio da câmara. Ele afirmou que esta forma os pedidos dos moradores dos bairros serão atendidos de uma vez.


Requerimentos

O primeiro requerimento veio da vereadora Thays Bieberbach, ao executivo para que junto das secretarias competentes, façam a limpeza e reforma no parquinho infantil do Bairro Cristo Rei.

Do vereador Júlio Adilson Pires Filho, para a prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e de Trânsito para implementem pavimentação asfáltica na Rua Valter de Oliveira, no Bairro João Paulo II.


O terceiro requerimento veio do vereador José Pedro Walck, para que sejam efetuados reparos reformas no Cemitério Municipal de União da Vitória.

Do vereador Anderson Cripa Luis Cardoso, Ao Deputado Estadual Hussein Bakri, para que busque recursos para a Implantação de Iluminação Pública da Rodovia BR 476 no Bairro Nossa Senhora das Graças nesta cidade.


Moções

A primeira moção foi um voto de Aplausos e Congratulações a Vagner Luis Carneiro de Campos de 17 anos, em razão de ser o único representante de União da Vitória no Parlamento Jovem Brasileiro. Vagner é natural de União da Vitória e foi estudante do Colégio Estadual Adiles Bordin.


A segunda moção foi um voto de Profundo Pesar pelo falecimento do Dr. Zani Dalton Farah, aos 78 anos de idade. Dr. Zani Farah, era advogado conhecido e reconhecido na região, atuou na advocacia em geral com grande destaque na área criminal. Ele também foi vereador nesta casa de leis.

Familiares de Farah acompanharam a sessão e após lida a moção foi realizado um minuto de silêncio em honra a sua memória.

Palavra Livre

Fizeram uso da palavra os vereadores André Henik, Ednilson de Godoy, Anderson Cardoso, Alandra Roveda, José Pedro e Cordovan Neto que encerrou a sessão falando sobre o exemplo que Dr. Farah foi para todos, “Todos nós vereadores deveríamos nos espelhar nele” finalizou.


Fonte:

Deixe seu comentário