Portal da Cidade União da Vitória

Libras

União da Vitória promulga lei que determina tradução em Libras em vídeos

O objetivo é o de assegurar aos surdos e deficientes auditivos do município o entendimento das divulgações oficiais do município

Publicado em 10/09/2021 às 14:38
Atualizado em

O Prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, promulgou na manhã desta sexta-feira, 10, a lei nº 4.958 que institui a tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Língua Portuguesa nos vídeos institucionais do executivo e legislativo do município.

O objetivo é o de assegurar aos surdos e deficientes auditivos do município o entendimento das divulgações oficiais do município por meio da janela de Libras e tem um prazo de 90 dias para entrar em vigor.

Para o tesoureiro da Associação de Surdos de Porto União da Vitória – ASPUVA, Mateus Werle, a promulgação dessa lei é uma abertura para a acessibilidade a comunidade surda do município, fazendo com que todas as pessoas com deficiência possam entender as divulgações do município através da tradução de Libras.

Durante a assinatura, o prefeito falou sobre a importância do projeto que foi aprovado no legislativo é de autoria dos vereadores Edenilson Godoy e Valdecir Ratko, “Os vereadores estão de parabéns por esse projeto, que faz a inclusão na prática em nosso município. Sabemos que muitas vezes as pessoas surdas têm a dificuldade em se comunicar e é nosso papel oferecer a eles essa tradução e interpretação”, afirmou Bachir.

Para a intérprete Tatiane Rocha, este é um momento de conquista que deve ser comemorado, “Para nós da comunidade surda das gêmeas do Iguaçu é uma grande conquista! Felizes por nossos representantes trabalharem conosco visando a acessibilidade e a inclusão, como também pelo respeito linguístico aos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais” explica Rocha.


Fonte:

Deixe seu comentário