Portal da Cidade União da Vitória

Doe sangue

Doação de sangue caiu mais de 15% durante a pandemia

Acompanhe a primeira reportagem da série produzida pela AERP: Cada gota faz a diferença!

Publicado em 20/09/2021 às 09:59

A pandemia afastou os doadores de sangue e o Ministério da Saúde estima que houve uma queda de 15 a 20% nas doações em 2020, na comparação ao ano anterior. Do sangue extraído de cada doador, são extraídos 4 hemocomponentes, que podem ser usados no tratamento de pessoas diferentes. Ou seja, cada doação pode ajudar a salvar 4 vidas.

Além de ser usado em cirurgias e procedimentos médicos e para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades, o sangue é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves como Doença Falciforme e Talassemia, que precisam de transfusão periódica.

A diretora do Hemepar, Liana Labres, lembra que não há substituto para o sangue, “Para continuarmos atendendo a demanda, nós precisamos que os doadores compareçam para doar. Não existe um substituto do sangue, alguma medicação ou algo que possamos fazer para não precisar de transfusão, não! Então a gente precisa deste gesto de solidariedade da população”, afirma.

O doador deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. No dia da doação, é preciso estar bem descansado, hidratado e alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores. A chefe da Divisão de Hemoterapia do Hemepar, Renata Pavese conta que foi montado um esquema em cada unidade de coleta para garantir a segurança de todos e por isso é preciso agendar a doação, “É verificado a temperatura de cada pessoa antes de entrar na unidade, temos um numero limitado de atendimento por dia. Algumas pessoas entram, outras ficam esperando para o lado de fora, estamos atendendo com brevidade no horário marcado e com muita segurança” confirma Pavese.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde. O centro é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Para agendar a sua doação, acesse a página da secretaria da Saúde e clique no botão doação de sangue na barra central. O endereço é saude.pr.gov.br

Em União da Vitória, o atendimento no Hemepar para doação pode ser agendado pelo fone: (42) 3522-1365. O Banco fica localizado na rua Castro Alves,26 no Centro de União da Vitória.


Serviço:

UCT DE UNIÃO DA VITÓRIA – 6ªRS

Rua Castro Alves, 26

CEP: 84 600 270 – Centro

Fone: (42) 3522-1365 | (42) 3522-1793

Email: hemepar06rs@sesa.pr.gov.br


Fonte:

Deixe seu comentário