Portal da Cidade União da Vitória

Superlua

Lua cheia estará ainda maior e mais iluminada

Neste mês de agosto teremos duas Superluas. A primeira acontece nesta terça-feira (1º) e a segunda, no dia 30.

Publicado em 01/08/2023 às 17:51
Atualizado em

(Foto: David Duart/ Celestron8)

Agosto de 2023 começa e termina com Superlua. A primeira delas é a Superlua de 1º de agosto. Normalmente, temos apenas uma Lua Cheia por mês. Mas agosto vem com esse sabor de lua especial.

As superluas, serão as mais próximas do ano, com uma última prevista para setembro, segundo o Observatório Nacional.

As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% do perigeu – que é a sua maior aproximação da Terra. Desta forma, o satélite natural parecerá maior e mais brilhante no céu.

A primeira delas acontece no dia 1/8, terça-feira, e, segundo o site “Timeanddate”, especializado em fusos horários, é conhecida como “Lua do Esturjão”, por causa dos peixes esturjão, encontrados nos Grandes Lagos, na América do Norte, durante essa época do ano.

Segundo o “Timeanddate”, a Lua estará completamente cheia e visível a partir das 15h31, horário de Brasília.

Já a segunda superlua acontecerá no dia 30/8 e, segundo o “Timeandate”, estará completamente cheia e visível a partir das 22h35, horário de Brasília. Ela será uma “superlua azul”, por ser a segunda lua cheia do mês.

O horário exato do instante da Lua Cheia vai diferir de acordo com o fuso horário. A Lua cheia de 30 de agosto será às 22h35min Hora legal de Brasília, mas para quem está no fuso -1h, 0h, +1h e assim por diante a Lua Cheia já será no dia 31 de agosto.

Segundo a Associated Press, a superlua do dia 1/8 estará a 357.530 quilômetros de distância, enquanto a do dia 30, a 357.344 km.


O que é uma Superlua?

Uma Superlua ocorre quando a Lua chega bem próxima da Terra, parecendo maior e mais brilhante. O fenômeno atrai a atenção de muitas pessoas.

No entanto, também podemos ter Superlua na fase da Lua Nova. A diferença é que o fenômeno não é visível.

Fonte:

Deixe seu comentário