Portal da Cidade União da Vitória

Esporte

Com conquistas nacionais e calendário cheio, esporte do PR teve ano de glórias

Competições promovidas pelo Estado reuniram cerca de 183 mil pessoas de 12 aos 90 anos

Publicado em 28/12/2023 às 16:40

(Foto: Reprodução/AEN)

As competições promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, reuniram em 2023, entre atletas, técnicos e dirigentes de equipes, cerca 183 mil pessoas, somando as etapas iniciais e finais. Além de levar todos os benefícios do esporte e impactar na qualidade de vida de jovens e adultos, os jogos movimentaram dezenas de cidades do Interior do Estado, com reflexo na economia regional.

Ao todo, foram realizados Jogos Escolares, Paralimpiadas Escolares, Jogos da Juventude, Bom de Bola, Jogos Abertos, Jogos Universitários, Paraná Combate, entre outros do calendário regular. O Estado também consolidou sua posição de destaque na inclusão com a introdução de uma nova modalidade, os Jogos Indígenas.

Outros destaques foram os Jogos da Terceira Idade, realizados em Guaratuba, com a participação de mais de 2 mil idosos, e os Jogos Abertos Master, que reuniram mais de 3 mil atletas. Marca já consagrada no Estado, os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) tiveram quatro edições (Norte, Festival de Inverno, Corredor das Águas e Angra Doce) e foram indutores do turismo e do desenvolvimento econômico.


"O esporte do Paraná é hoje referência para o Brasil. Alcançamos pessoas dos 12 aos 90 anos com competições regulares espalhas em todos os lugares, revelando talentos até para seleções brasileiras”, afirma o secretário de Esporte, Helio Wirbiski.

“No Paraná Bom de Bola, a competição de futebol de campo, foram 25 mil atletas, homens e mulheres, dos 12 até os 50 anos, competindo e mostrando talento em grandes eventos”, complementou.

COMPETIÇÕES NACIONAIS – O ano também foi de conquistas para o esporte paranaense em outros territórios. O Paraná foi vice-campeão da edição 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros, levou 35 medalhas no Parapan do Chile e ficou em quarto lugar geral no Jogos da Juventude do Comitê Olímpico com 16 medalhas de ouro, 18 de prata e 21 de bronze.


Confira o resumo dos jogos oficiais do Estado em 2023:

Jogos Indígenas – Eles fazem parte dos Jogos de Aventura e Natureza. Com organização em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, prefeituras municipais e federações esportivas, a primeira edição da história aconteceu em Londrina e Paranaguá, com a participação de 400 atletas das etnias Kaingang e Guarani.

Jogos de Aventura e Natureza – Nos JANs, as competições envolvem basquete 3×3, beach soccer, caiaque polo, canoagem slalom, corrida de aventura, futebol americano, surfe, pesca esportiva, vôlei de praia, skate e punhobol, e muitos outros. Em 2023, eles levaram, em média, 5 mil atletas e suas famílias às regiões turísticas.

Festival da Família – Com a proposta de integrar a comunidade através da prática de atividade física, algumas edições do Festival da Família atenderam crianças, jovens, adultos, idosos e paradesporto. Ele aconteceu em todas as etapas do JAN, com o encerramento realizado em Curitiba, na sede da Secretaria de Estado do Esporte.

Jogos Escolares do Paraná – Cerca de 88 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e comissões técnicas, participaram dos JEPS 2023 desde a fase inicial. A final, disputada em Maringá e Apucarana, reuniu 12,4 mil atletas de 194 cidades.

Jogos Universitários do Paraná – Realizados durante seis dias no município em Apucarana, os JUPS tiveram a participação de 1,7 mil acadêmicos de 19 instituições de ensino superior. A competição classificou as universidades campeãs para a disputa da 70ª edição do Jogos Universitários Brasileiros, que foram realizados em Joinville (SC).

Jogos Abertos do Paraná – A etapa regional foi disputada em junho, em 12 municípios, e envolveu 807 equipes, totalizando 11,8 mil participantes. Pato Branco, na região Sudoeste, recebeu cerca de 3,2 mil atletas para a etapa final. Na classificação geral, a equipe de Maringá se sagrou campeã, com Foz do Iguaçu em segundo e Pato Branco em terceiro lugar.

Paraná Combate – A edição de 2023 foi disputada em Cascavel e contou com mais 2,6 mil participantes de 87 municípios, competindo em boxe, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung fu, muay thai, taekwondo e wrestling.

Jogos Paradesportivos do Paraná – A fase final dos Jogos Paradesportivos do Paraná foi em Foz do Iguaçu neste ano. O evento contou com mais de 2 mil de 49 cidades. Foi a maior participação registrada nesta competição.

Paraná Bom de Bola – A 3ª edição da competição exclusiva de futebol de campo, disputada em quatro categorias (15+ feminino, sub-16 masculino, sub-21 masculino e 50+ master), começou com a regional, em maio, que foi disputada em 12 municípios. A final, em Campo Mourão, definiu os campeões: Marechal Cândido Rondon (15+ feminino), Londrina (sub-16 masculino), Campo Mourão (sub-21 masculino) e Paraíso do Norte (50+ master).

Jogos da Juventude do Paraná – A 35ª edição do JOJUPs contou com a participação de 17 mil pessoas. A fase final, em Londrina, reuniu 4 mil atletas, dirigentes e treinadores. Curitiba conquistou o título de campeã geral, seguida por Maringá e Londrina.

Confira o resumo da participação do Paraná em competições nacionais e internacionais:

Jogos Escolares Brasileiros – O Paraná foi vice-campeão da edição 2023. A delegação paranaense, formada por 260 pessoas, conquistou 43 medalhas de ouro, apenas duas a menos que a campeã, Santa Catarina. No total, o Estado conquistou 115 medalhas em Brasília.

Paralimpíadas Escolares – Os atletas paranaenses conquistaram 33 medalhas de ouro, 34 de prata e 31 de bronze nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizadas em São Paulo. A delegação paranaense foi composta por 100 pessoas, entre atletas e comissão técnica, uma das maiores da história.

Jogos da Juventude do Comitê Olímpico – Campeão geral da edição 2022, o Paraná levou uma delegação formada por mais de 200 integrantes e conquistou 16 medalhas de ouro, 18 de prata e 21 de bronze, com um quarto lugar geral.

Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar – A equipe de futsal feminino de Chopinzinho conquistou o primeiro lugar no torneio. No masculino, Umuarama também ergueu o troféu, assegurando o primeiro lugar para o Paraná em ambos os gêneros. A competição foi realizada na Bahia.

Parapan no Chile – Os Jogos Parapan-Americanos foram disputados em Santiago, no Chile. O Brasil encerrou a participação com 343 medalhas, sendo 156 de ouro, 98 de prata e 89 de bronze, e ficou em primeiro no quadro de medalhas.

Os atletas paranaenses que compuseram a delegação contribuíram com oito medalhas douradas, 12 de prata e 11 de bronze, além de quatro treinadores. Foram 35 no total. Somando apenas bolsistas do programa Geração Olímpica, foram quatro ouros, oito pratas e 10 bronzes.

Fonte:

Deixe seu comentário