SAÚDE PÚBLICA
Porto União passa a oferecer atendimento com pneumologista no município
Pacientes que precisavam se deslocar para Florianópolis poderão realizar consultas e exames especializados no próprio município.
Publicado em
26/06/2026 às 15:53
Atualizado em
A Prefeitura de Porto União, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou mais um avanço na área da saúde pública. Os pacientes que aguardavam atendimento com pneumologista e precisavam enfrentar viagens até Florianópolis, agora poderão realizar consultas e acompanhamento médico no próprio município.
A conquista foi celebrada pela equipe da Saúde durante a recepção ao pneumologista Dr. Márcio Andrade de Oliveira, que passa a atender os pacientes de Porto União, garantindo mais conforto, segurança e qualidade de vida para quem depende do serviço especializado.
Durante o encontro, o prefeito Juliano Hassan destacou o compromisso da administração municipal em aproximar os serviços de saúde da população. "Falamos desde o início da gestão que trabalharíamos para trazer mais atendimentos para Porto União, evitando que nossos moradores precisassem enfrentar viagens desgastantes em busca de tratamento. Hoje essa realidade está mudando. Estamos garantindo mais dignidade, mais humanização e mais cuidado para nossa população", afirmou.
Segundo o médico pneumologista Dr. Márcio, além da comodidade, a medida representa mais segurança para os pacientes. "Muitas pessoas precisavam viajar cerca de dez horas para consultas e exames. Esse deslocamento prolongado pode trazer riscos à saúde, especialmente para pacientes com doenças respiratórias crônicas. Agora poderemos oferecer acompanhamento próximo de casa para pacientes com asma, bronquite, enfisema e outras doenças pulmonares", explicou.
Outro marco anunciado pela equipe da Saúde foi a eliminação da fila de espera para consultas em pneumologia. Os pacientes que já realizavam Tratamento Fora do Domicílio (TFD) em Florianópolis poderão dar continuidade ao atendimento em Porto União.
Além das consultas, o município também está avançando na realização de exames especializados. Mais de 100 espirometrias, que estavam represadas há anos, já estão sendo atendidas. O Dr. Márcio retornará ao município no mês de julho para concluir os exames pendentes.
A chefe técnica da Saúde, Jéssica Stein, a enfermeira Bianca e o médico Dr. Mauro acompanharam o anúncio e reforçaram o compromisso da equipe em continuar ampliando o acesso aos serviços especializados.
Fonte: Assessoria
Notícias relacionadas
União da Vitória realiza o lançamento da carreta do programa Agora Tem Especialistas
26/06/2026 às 15:34
União da Vitória amplia vacinação contra a gripe para toda a população
26/06/2026 às 14:19
Prefeitura inicia ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro São Pedro
25/06/2026 às 11:20
Com medidas simples, Saúde alerta para prevenção de acidentes com idosos
24/06/2026 às 14:39
Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama
24/06/2026 às 09:30
Prefeitura anuncia fim da fila de espera para famílias de crianças com autismo
23/06/2026 às 16:34