Portal da Cidade União da Vitória

Famtur

Região Sul do Paraná surpreende agenciadores de turismo da capital

Durante a Expo Turismo, por meio de um Famtur, agenciadores conheceram as belezas e riquezas culturais da região

Publicado em 21/11/2022 às 09:58
Atualizado em

Grupo do FAMTUR no Parque Histórico Iguassú

O parque recria ambientes que caracterizam os diversos períodos da colonização

Parque Histórico Iguassú

Parque Histórico Iguassú - Conhecendo a história

Parque Histórico Iguassú, visitação guiada no parque

Visita Estação do Mate - Ervateira Capeleti

Visita Estação do Mate - Ervateira Capeleti

O Famtur da expo Turismo Sul do Paraná, ação importante para mostrar a região ao mercado de intermediários, ou seja, operadoras e agenciadoras teve resultados acima do esperado.

O passeio importante para fechar negócios voltados ao setor turístico ocorreu paralelo a feira em União da Vitória.

Desde a sexta-feira,18, o grupo profissional do turismo do Paraná, em sua maioria de Curitiba, conheceram a região e ficaram surpresos com as riquezas culturais encontradas. O primeiro local a ser visitado foi Bituruna, na Rota do Vinho.


Já no sábado, com a manhã livre para passeios na feira, as atividades tiveram inicia logo após o almoço, com os passeios nos pontos turísticos de União da Vitória e Porto União.


A Primeira parada foi na Praça Coronel Amazonas, depois na ponte dos arcos e em seguida no morro do Cristo.



No Morro do Cristo, o grupo pode visitar a estátua que está localizada em um dos morros mais altos que cercam o município, a 928 metros acima do nível do mar.

O acesso é feito por uma escadaria de 219 degraus. A estátua possui 27 metros de altura e está fixada sobre um pedestal de 6 metros que abriga no seu interior uma capela. Considerada a 3ª maior imagem, na categoria, do interior do Brasil. O local ofereceu aos visitantes uma visão privilegiada dos municípios de União da Vitória – PR e Porto União – SC.


Outros lugares visitados pelo grupo foi o Castelinho em Porto União, a Matriz Nossa Senhora das Vitórias, o Parque Monge João Maria e a Visita a Fábrica Doble W.


A noite ficou por conta do roteiro Ucraniano com a apresentação do grupo Cultural Kalena. Os visitantes conheceram um pouco da cultura ucraniana, visitaram à Igreja Matriz de São Basílio Magno e foram recebidos no Clube Ucraniano, com apresentações musicais e de danças folclóricas ucranianas e exposição de artesanato com pêssankas, bordados e porcelanas com motivos ucranianos.



Já no domingo, o terceiro e último dia do Famtur, o roteiro iniciou cedo, 8h da manhã com a saída para a Rota Sul das Cachoeiras. Um roteiro em contato com a natureza e também com muito conhecimento da história do Paraná. Os visitantes conheceram as belas cachoeiras Cintura de Noiva (40m de altura), a Gruta da Nossa Senhora da Salete, uma histórica Igreja Ucraniana, a empresa Breyer (primeira empresa brasileira a lançar produtos à base de própolis) e o Parque Histórico Iguassú.

No Parque Histórico Iguassú, lugar com características de um Museu ao Ar Livre, os agenciadores ouviram a história da ocupação ao longo do vale do rio Iguaçu, da região centro-sul do Estado do Paraná incluindo aspectos sócio econômicos da colonização, desenvolvimento da cultura, modos de vida, religiosidade e tradições.


Foram recriados ambientes que caracterizam os diversos períodos da colonização e restaurados equipamentos de transformação de produtos agrícolas reconstituindo os ciclos econômicos: moinho colonial, engenho de erva mate (barbaquá), moenda, monjolo, atafona (beneficiamento de farinha de mandioca).


Com agendamento, o Parque oferece almoço e passeios de barco na represa de Foz do Areia fazendo aproximação às cachoeiras do Rio Palmital e do Tigre.

O passeio terminou com a visita ao Erval Capeleti, empresa que por 37 anos era chamada de Capimar.  Ela oferece produtos saudáveis e saborosos, a base de Erva Mate com alta qualidade, extraída da natureza de forma sustentável, desenvolvendo a cadeia produtiva, preservando o meio ambiente. Os visitantes foram recebidos na Estação do Mate.


Fonte:

Deixe seu comentário