Portal da Cidade União da Vitória

Turismo

Expo turismo proporciona experiência única em Famtur durante o final de semana

Bituruna, União da Vitória, Porto União e Porto Vitória são visitadas por agenciadores de turismo

Publicado em 19/11/2022 às 16:03
Atualizado em

(Foto: Karine Livian)

(Foto: Karine Livian)

Expo Turismo Sul do Paraná já é um sucesso! Parte deste sucesso é devido ao Famtur que acontece desde a sexta-feira, 18, organizado cuidadosamente pela Atema.

Um grupo de profissionais voltados ao setor turístico do estado, vindo em sua maioria de Curitiba, iniciou o percurso do turismo que, aqui, acontece à sombra das Araucárias, por Bituruna.

O clima quente acompanhou o grupo que saiu do hotel10 de União da Vitória por volta das 10h30min rumo a Rota do Vinho.

Veja alguns momentos:



A primeira parada ocorreu na Estátua de Santa Bárbara. O monumento em homenagem à Santa Bárbara, padroeira de Bituruna, é a maior estátua do Paraná e a maior estátua da santa no mundo, com 34 metros. Em seguida o grupo degustou um típico almoço italiano servido no restaurante Sabor Italiano.



No início da tarde o grupo percorreu a Rota do Vinho. Os visitantes puderam conhecer os parreirais e o processo de fabricação de vinhos e sucos, degustar produtos, participar de minicurso de harmonização, além de visitar um museu italiano e conhecer instrumentos que os colonizadores usaram na produção quando chegaram à região.

A primeira vinícola visitada foi a Bertoletti que produz uma série de rótulos próprios entre vinhos finos e espumantes, vinhos de mesa, suco de uva, vinagre e cachaças.


Em seguida o grupo conheceu a bela vinícola de pedra Di Sandi. Propriedade familiar, a vinícola herdou a arte de produzir uvas e vinhos de seus antepassados italianos que se estabeleceram na Serra gaúcha. Passando a partir da década de 1930 a produzir uvas e vinhos em solo biturunense.


A vinícola familiar Dell Mont passou de pai para filho estando na terceira geração que continua o plantio de novos parreirais. Aos poucos a vinícola aumenta a produção de vinhos e a história é contada na visita a vinícola onde também é possível fazer a degustação


Por fim o grupo contou com a experiência dupla de conhecer uma vinícola e um museu italiano na propriedade Sanber. O Museu Casa Saber é um casarão de 80 anos mantido pela família em suas características e objetos originais.


Os visitantes participaram ainda de um minicurso de degustação ministrado pela enóloga Michele Bertoletti Rosso. O minicurso aconteceu dentro da vinícola e todo o processo de produção foi apresentado aos participantes. Experiência para mexer com todos os sentidos.




As quatro vinícolas visitadas receberam recentemente o selo de Indicação Geográfica (IG). A qualificação é pelo vinho Casca dura, que é branco, aromático e seco. O vinho é produzido com uma variedade de uva rosada de casca mais grossa resultando resultado do cruzamento natural da uva moscato com uma variedade nativa.


Entre os participante do Famtur estão: Adriana Mikusska representando a Estrela Guia Turismo Receptivo de Curitiba, o guia e agenciador Vitor Ferreira Turismo, Márcio Xavier de Curitiba Turismo e Eventos, Mariney Guia de Turismo do Paraná, Priscila Lopes do GRALHATUR - Transporte e Turismo e Augusto Zortea gerente de Turismo Social do Sesc Paraná.



No sábado o Famtur continua em União da Vitória com a visitação dos pontos turísticos de União da Vitória e Porto União.

A Primeira parada é na Praça Coronel Amazonas, depois na ponte dos arcos e em seguida no morro do Cristo.

O grupo segue então para Porto União, onde irão conhecer o Castelinho, A Matriz Nossa Senhora das Vitórias, o Parque Monge João Maria e a Visita a Fábrica Doble W . A noite seguem para o roteiro Ucraniano.


Fonte:

Deixe seu comentário