Portal da Cidade União da Vitória

celular certo

A importância da ergonomia no uso de Smartphones

Na estréia do Papo de Especialista, André Weizmann, Mestre em Ciência da Computação, fala sobre a ergonomia para celulares

Publicado em 10/04/2021 às 02:36
Atualizado em

Em uma publicação da Organização Mundial da Saúde - OMS, SINGLETON (1972) definiu ergonomia como "uma tecnologia da concepção do trabalho baseada nas ciências da biologia humana".

Tenha um celular do tamanho certo

Utilize um celular no qual seu polegar seja capaz de alcançar o canto oposto do telefone confortavelmente. Um celular considerado pequeno deve ter 11,43 cm ou menos; Um celular considerado médio entre 11,43 cm e 14cm; E um celular grande fica acima de 14cm.







Alterne a posição da mão e reveze os dedos


Assim como a melhor posição para sentar, a melhor postura ergonômica para smartphones e tablets é mudar sua postura de apoio para garantir a rotação do objeto. Além disso, esteja ciente das diferentes áreas do telefone/tablet e tente utilizar gestos simples alinhados à ergonomia para celulares durante o uso prolongado do telefone, que geralmente é o uso da área inferior (próximo ao botão do menu).











Use a opção mãos livres(hands-free) sempre que possível


Certifique-se de que seja capaz de utilizar o telefone sem usar as mãos de vez em quando, como é possível em certas atividades (como assistindo um vídeo, por exemplo). Isto ajuda a minimizar posturas estáticas e desajeitadas, garantindo maior ergonomia para celulares e seus usuários.








Alterne o uso dos dedos


Alterne entre o uso dos dedos indicadores com o uso dos polegares para reduzir a dor repetitiva causada pelo uso excessivo do polegar e dos movimentos desajeitados.

Evite excesso de força ao segurar o celular

Evite segurar o telefone com força excessiva para reduzir a tensão nos dedos, no polegar e no pulso enquanto segura o dispositivo. Você deve ser capaz de tocar seu dedo médio e o polegar ao redor do telefone, para que sua ‘pegada’ fique mais ergonômica.

Tente manter seus pulsos o mais reto possível enquanto segura do seu próprio jeito. Colocar o telefone em uma superfície pode ajudar se você estiver enviando mensagens de texto ou segurando o telefone em uma mão e enviando o texto com a outra. Segurar seu smartphone pelas laterais e digitar com ambos os polegares causa muito estresse em seus pulsos.



Mantenha boa postura ao olhar para a tela


Sempre que possível, tente segurar o celular em um ângulo próximo a linha do seu queixo, evitando forçar seu pescoço e inclinar sua cabeça para baixo. A ergonomia para celulares afeta mais do que apenas as mãos.




GINÁSTICA LABORAL


Toque todas as pontas dos seus dedos com a ponta do seu polegar da mesma mão, um dedo de cada vez. Repita 10 vezes para cada mão. (Conforme imagens 1 e 2)

Estique suas mãos e separe seus dedos o mais longe um do outro que puder. Segure a posição por 10 segundos e repita 6 vezes..(Conforme imagem 3)

Encaixe suas mãos uma na outra. Mantendo-as entrelaçadas pelos dedos, vire-as para longe do seu corpo enquanto estende seus braços para a frente. Você deve sentir um leve alongamento. Mantenha a posição por 10 segundos e repita 6 vezes. (Conforme imagem 4)

Encaixe suas mãos juntas. Mantendo-as entrelaçadas pelos dedos, vire-as para longe do seu corpo enquanto estende seus braços para cima. Você deve sentir um alongamento na parte superior do torso e ombros até as mãos. Segure por 10 segundos e repita 6 vezes. (Conforme imagem 5)

Fonte de Ilustrações: https://www.casadaergonomia.com.br/


______________________________________________________________

André Weizmann

Mestre em Ciência da Computação - UFSC

Docente no Ensino Superior desde 2002

Professor da Uniguaçu desde 2004

Coordenador dos cursos de engenharia de software e do curso de sistemas de informação da Uniguacu

Fonte:

Deixe seu comentário