Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Como você escolhe seus calçados?

Hoje temos uma variada oferta de calçados como tênis, sandálias, chinelos e sapatos. Os conceitos variam dos convencionais, da moda aos minimalistas.

Publicado em 01/02/2024 às 10:05
Atualizado em

Sem questionar suas preferências, gostaria de sugerir que você verificasse junto aos calçados que possui apenas um item.

Basta que coloque seu calçado no chão e pise sobre o mesmo, sem calçá-lo. Neste momento você observará se seu pé é maior ou menor do que as dimensões do calçado. Também o formato dos seus pés já pode te orientar se o calçado será adequado ou não (por exemplo, um pé com formato quadrado não cabe num calçado de bico fino).

As funções de nossos pés são fundamentais para nosso sistema postural pois envia informações ao nosso cérebro de como está o terreno onde pisamos, contribuindo para as informações visuais, do labirinto, de toda nossa pele e articulações. Este sistema postural é muito complexo e à medida que introduzimos calçados em nossa evolução, contribuímos para alguns ajustes em todo o nosso corpo.

Os pés precisam de espaço durante nossa marcha, especialmente quando nosso peso passa para a parte anterior de nossos pés.


Não é incomum começarmos a apresentar dores na região da coluna por uso inadequado de calçados por um longo prazo. Estes, com o tempo, poderão enfraquecer nossos pés e sobrecarregar outras articulações do nosso corpo.

Também alterações nas unhas (dificuldade de crescimento, inflamações frequentes), deformidades dos dedos dos pés e calosidades podem indicar que você não está sabendo escolher bem seus calçados.

Para termos sucesso nesta escolha, a primeira medida é pisar sobre eles, sem calçá-los. Depois verificar se a altura da parte da frente (do cabedal) é suficiente para deixar nossos pés livres e aceitar pequenos edemas durante o dia. Também o uso de saltos por longos períodos são prejudiciais, pois alteram nosso centro de gravidade provocando esforços desnecessários em todo nosso corpo.


Andar descalço é excelente para todas as idades. O uso frequente de chinelos, sem a tira de trás, também pode causar um esforço muito grande nos músculos que flexionam os dedos, auxiliando no desenvolvimento de dedos em garra.

Deixo aqui uma dica preciosa que poderá mudar sua saúde!

Márcia Cristina Roehrig

Fisioterapeuta

CREFITO 10- 7545SF

@viasaude464


Fonte:

Deixe seu comentário