Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Posição prona ou de Bruços

O momento de ficar de barriga para baixo, bem conhecido como "Tummy Time", proporciona ao bebê experiências muito importantes ao seu desenvolvimento.

Publicado em 21/02/2024 às 14:20
Atualizado em

Através de experiências estabelecemos conexões neurais as quais serão as precursoras de várias funções importantes na fase adulta, tais como: percepção corporal, visão, coordenação óculo-manual, coordenação motora grossa e fina, sensoriais e várias outras tão complexas e necessárias ao nosso desenvolvimento.

Porém, não se restringe apenas a aspectos sensório- motores, mas de uma forma integral contribui para que tenhamos autonomia e independência.

É fato que quando somos mães e pais temos o instinto de proteger nossos filhos, isso é natural e garante a preservação da nossa espécie!

Porém, se usarmos de nossas habilidades mais evoluídas perceberemos que, à medida que nossos filhos crescem, podemos oferecer situações que eles mesmos podem conquistar e superar.

Ao oferecermos posicionamentos variados (de bruços sem almofadas, de lado e de barriga para cima nos primeiros meses) durante a fase alerta do bebê, podemos proporcionar muitas experiências fundamentais para um pleno desenvolvimento biopsicossocial.

Ficou alguma dúvida?

O Fisioterapeuta Pediátrico poderá contribuir com os detalhes de cada fase do desenvolvimento neuromotor de seu bebê!

Cada posição poderá ser bem avaliada com o intuito de perceber compensações ou dificuldades durante o desenvolvimento.


Márcia Roehrig

Fisioterapeuta

CREFITO 8 - 7545-F

CREFITO10- 7545S-F

Fonte:

Deixe seu comentário