Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Andar de bicicleta é apenas subir em cima dela e pedalar?

Será que estamos realmente cuidando de nossa companheira? Ou você é daqueles que não se preocupa com o “bem-estar” da bicicleta?

Publicado em 28/06/2021 às 21:34

Será que estamos realmente cuidando de nossa companheira? Ou você é daqueles que não se preocupa com o “bem-estar” da bicicleta?

A bicicleta é algo que caiu no gosto da população, e esta realidade é perceptível por todos os lugares que andamos, seja grandes centros, ou cidades pequenas. A sua utilização varia para as mais diversas finalidades, trabalho, lazer, esporte ou as vezes para adquirir aquele “corpinho” malhado para o verão.

Independente de qual seja a finalidade, a bicicleta quiçá esquecida em outrora, ressurgi como a queridinha do momento, e já a alguns anos ocorre uma propagação quase que exponencial de fabricantes e modelos. A não muitos anos, quantas marcas conhecidas tínhamos de fabricantes de bicicletas? 1, 2, ..., talvez com os dedos de uma mão pudéssemos contar. Atualmente, basta parar em frente de algumas lojas especializadas, ou como as chamam na atualidade “Bike Shop!?”, podemos deslumbrar nossos olhos com inúmeras marcas e modelos.

Realmente, as Bike Shop são uma “Disneyland” dos amantes das “magrelas”, ao entrar passamos as vezes horas e horas sonhando acordado, muitas vezes pensando sobre qual a melhor ao nosso propósito, isto é, vou pegar uma Mountain Bike, Speed, ou talvez as duas? A dúvida em qual bicicleta pegar, já fez algumas pessoas comprar as duas.

Mas independente do seu estilo ou do seu uso, bicicleta nova, usada, moderna ou antiga, quem já se perguntou se está realmente cuidando da sua bicicleta? A bicicleta é um equipamento mecânico, composto por diversos elementos de máquina, e por se tratar de um equipamento, deve sempre estar com a manutenção em dia. Ninguém aqui quer dar uma volta de bicicleta e ter que voltar para casa à empurrando, ou pior, carregando ela, né?

Por este motivo, algumas dicas são valiosas para que durante uma volta de bicicleta tudo ocorra muito bem:

– Freios: Sempre confira como está o desgaste das pastilhas dos freios, e lembre-se sempre de os regular, ninguém quer precisar do freio e ele vir a falhar. Muitas bicicletas possuem os freios acionados por cabos de aço, o qual devemos inspecionar se o cabo de aço não está com algum arame externo rompido, caso esteja, faça a devida substituição. As bicicletas mais modernas já possuem o sistema por freio hidráulico, e nestes casos, faça a devida inspeção se a mesma não está com vazamento;

- Corrente: É certo que se a bike estiver com a corrente danificada, isto irá prejudicar o nosso pedal, então sempre que for realizar uma atividade esportiva, quando retornar ou até mesmo se for deixar a bicicleta parada muito tempo, devemos se preocupar com a nossa corrente. Existem no mercado, vários lubrificantes específicos para correntes de bicicleta ao qual deve estar sempre lubrificada para apresentar o melhor desempenho e ter o menor desgaste do equipamento. Sempre que vamos pedalar, partículas de poeira podem adentrar nos elos de nossas correntes, e estas partículas auxiliam no desgaste prematuro deste elemento. Então, após voltar do pedal, que tal dar uma lavada na bicicleta e a lubrificar novamente? Isto com certeza irá prolongar a vida útil dela;

– Cubos: Os cubos de roda com o tempo podem apresentar folgas excessivas e isso é ruim por vários motivos, dentre os quais podemos destacar a permissibilidade da entrada de poeira, água entre outros elementos nocivos aos rolamentos dos cubos de rodas. Então, caso perceba que existe uma folga no cubo de roda, bora lá apertar estes parafusos;

 Além destes elementos, muitos outros devem ser sempre inspecionados na bicicleta. Cuidando dela com carinho, sempre será garantia de um ótimo pedal, independente para qual a sua finalidade.

 Uma manutenção preventiva é sempre mais barato que uma manutenção corretiva, pois um parafuso bem fixado, um pneu com a pressão adequada de trabalho, os freios bem regulados são garantias de uma vida útil maior de nosso equipamento. E quem não quer gastar menos, né?

 Caso você observe quaisquer problemas na sua “magrela”, leve ela nas oficinas especializadas, faça uma revisão semestral, cuide do bem dela, que ela cuidará bem de você.

Bora lá pessoal, pedalar é saudável!!! Não esqueçam dos equipamentos de segurança e respeitem o trânsito sempre.

Abraços

Thiago Castro Bezerra

Escrito por: Thiago Castro Bezerra, Engenheiro Mecânico formado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba, Especialista em Educação Profissional e Licenciado em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor e Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica nos Centro Universitário Vale do Iguaçu - Uniguaçu e Centro Universitário Campo Real.



Fonte:

Deixe seu comentário