Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Comer carboidrato à noite engorda mais?

Não é só a qualidade ou a quantidade do que a gente come que influencia nossa atividade metabólica, mas também os horários que nos alimentamos.

Publicado em 18/08/2023 às 12:56
Atualizado em

O período diurno favorece à metabolização de gorduras e carboidratos, os elementos que fazem o transporte de nutrientes para as células estão mais atuantes e o sistema digestivo funciona melhor. Durante o dia, aumentam as concentrações de serotonina e há uma queda gradual nos níveis de cortisol. À noite ambos atingem seus menores índices, enquanto cresce a atuação do hormônio melatonina.  

À noite o corpo entende que é a hora de DESACELERAR. O metabolismo está mais lento, assim como a digestão. Por isso, é muito importante evitar excessos na hora de se alimentar no período noturno. O ideal é focar em refeições leves (de fácil digestão), ricas em proteínas e nutrientes (legumes e verduras). Evitar o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e alimentos muito gordurosos.        

Portanto, o carboidrato à noite na verdade não é o vilão - depende da qualidade e da QUANTIDADE que você come à noite (de forma geral). Um estudo demonstrou que a mesma refeição, quando feita às 22:30, levava a um gasto energético de digestão (“efeito térmico da comida” ) 4% menor do que se feita às 18:30. Ou seja, comer mais tarde fez o corpo gastar menos energia para digerir a refeição. No longo prazo, esses 4% podem ser significativos.

Alguns estudos também sugerem que o excesso de calorias à noite não é corretamente armazenado como gordura e tende a se depositar em órgãos como fígado, músculo e coração, aumentando os risco de doenças metabólicas. É como se, à noite, o nosso metabolismo estivesse descansando, e assim, ao chegar comida, não há enzimas, hormônios e proteínas suficientes para levar essa gordura para o lugar certo.

Deve-se lembrar ainda que o excesso de calorias à noite também atrapalham o sono e sono ruim também está associado a ganho de peso.

De forma geral, as recomendações baseiam-se em concentrar as refeições maiores durante o dia e comer menos à noite como sendo mais benéfico.

O ideal é agendar uma consulta para que juntos possamos ajustar e adaptar a alimentação a sua rotina.


Michele Cristine nutricionista 

CRN8 3942 FITO 079 

@nutrimicheleecristine

 42999140871


Clínica Via Saúde 

Endereço: Rua Coronel Belarmino, 458

Centro Porto União, Santa Catarina, Brasil

Fonte:

Deixe seu comentário