Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Treinamento de habilidades socioemocionais

Reconhecer as nossas emoções e encontrar formas saudáveis de expressá-las pode ser ensinado até mesmo para as crianças

Publicado em 02/01/2024 às 15:15
Atualizado em

Assim como ensinamos as crianças a ler e escrever, a identificar as letras, podemos ensiná-las a reconhecer as emoções e compreender como elas influenciam o nosso comportamento, isto faz parte da alfabetização emocional, que podemos ensinar para os nossos filhos desde pequenos.


Como adquirir o controle sobre as emoções, fazer amigos, ser um bom amigo para os outros e para si mesmo faz parte do desenvolvimento da inteligência emocional e social. Promove a resiliência e saúde mental, pois ensina estratégias de enfrentamento a adversidades e também ensina a reconhecer situações que nos trazem felicidade e bem estar, ensina técnicas para regular as emoções, aprende a relaxar e desenvolve atenção plena.


Aprendemos que raiva, medo podem sim ser emoções acolhidas por nós, pois é importante aprendermos como lidamos com elas, assim, não precisamos falar para as nossas crianças “que quando crescer passa”, nós podemos já ensiná-las a compreender a ligação entre o que se sente e o que se faz, como reagíamos e lidamos com nossas emoções.


Os pais tem papel importante nesta tarefa, pois, aprender a lidar com as emoções não é exclusivo para as crianças, os pais também podem e devem aprender e repensar como lidam com suas emoções.


Em um mundo competitivo, ensinar as nossas crianças a reconhecerem seus esforços, compreender que ser corajoso é tentar, e "ok se não deu certo", “se você deu o seu melhor está tudo bem”, é fundamental para que possamos prepará-los para lidar com adversidades e a serem mais confiantes e empáticos. Investirmos em educação socioemocional para os nossos filhos, é uma forma de contribuir com um mundo melhor, sem contar que elas crescem com maior autoestima, autoconhecimento e resiliência. Método Friends- HABILIDADES PARA A VIDA!


Mais uma turma concluída!


Denize Teixeira

Via Saúde

Porto União


Contato

42 9862-9042

Fonte:

Deixe seu comentário