Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

Construção civil nos tempos de pandemia

Diante do contexto da pandemia, notou-se que as atividades do setor da construção civil foram ditas como essenciais em muitos locais.

Publicado em 15/06/2021 às 05:18


Com todo o contexto trazido pelas novas medidas adotadas durante a pandemia, passamos a permanecer mais tempo em casa. Muitas pessoas trabalhando no estilo home office, outras estudando remotamente ou até mesmo nos períodos de descanso.
Assim passamos a observar mais o espaço em que vivemos. Sendo importante ressaltar que muitas características dos espaços em que moramos foram adotadas em função de outros eventos históricos, até mesmo de pandemia ou contextos de avanço da ciência.
A professora de História da Arquitetura, Juliana Suzuki, destacou em matéria para a Revista Casa, que as tarefas simples de higiene como limpar a casa e lavar as mãos não eram práticas comuns até o final do século 19. Somente após descobertas da ciência de como as doenças e vetores se comportavam, que essas práticas foram adotadas, inicialmente exigidas como medidas governamentais.
Por exemplo, antigamente eram comuns as alcovas, ambientes sem ventilação adequada, pois acreditava-se que as doenças eram espalhadas pelo ar. Mas nesses espaços foram incorporadas janelas, permitindo que os ambientes ficassem arejados e iluminados naturalmente, promovendo locais mais apropriados para a permanência de pessoas. Hoje existem normas municipais de tamanhos mínimos de iluminação e ventilação para cada cômodo das edificações.
Juliana ainda destacou que a utilização de acabamentos claros, como azulejos brancos em cozinhas também foi uma medida adotada no final do século 19. Essa medida facilitava a identificação e limpeza de sujeiras. Costume esse que notamos nas residências até hoje em dia.
Outra medida que foi citada por Juliana é a inserção de lavabos nas residências. Esse fato surgiu inicialmente como uma possibilidade de não compartilhar o banheiro da família com estranhos, visto que antigamente se recebiam várias entregas de alimentos por exemplo. Dessa forma, também a possibilidade de acesso a uma pia próxima a sala, permitia o incentivo à higiene das mãos mais frequentemente.
Diante do contexto da pandemia, notou-se que as atividades do setor da construção civil foram ditas como essenciais em muitos locais. Esse fato fez com que o setor apresentasse crescimento, mesmo com a alta dos preços dos materiais de construção civil. Esse é um fato importante, pois o setor está diretamente ligado à economia e empregos gerados.
Verifica-se que diante das rotinas adaptadas com a pandemia, sejam por questões de trabalho, estudos ou descanso, os espaços em que estamos diariamente, tem uma grande importância para o nosso bem-estar e saúde. Assim, o que mostra a relevância e necessidade dos profissionais de engenharia e arquitetura nesses cenários.

Fonte:

Deixe seu comentário