Portal da Cidade União da Vitória

Papo de Especialista

O impacto da nutrição para a fertilidade do casal

Infertilidade sem causa aparente, ou ISCA, é a ausência de diagnóstico para a infertilidade conjugal.

Publicado em 20/11/2023 às 16:03

Em alguns casos, após a investigação não haver o diagnóstico de qualquer alteração que explique o motivo de um casal encontrar dificuldades para engravidar. Assim por método de exclusão é definida a ISCA.

Você sabia que boa parte dos diagnósticos de ISCA tem alguma associação nutricional? Relações com disbiose, deficiências nutricionais, doença celíaca, alergias alimentares e excesso de metais tóxicos são comuns em casais com ISCA e devem ser investigados e tratados.

A infertilidade é um problema que atinge muitos casais em idade reprodutiva. É considerada após passar 12 meses tentando engravidar não alcançando o sucesso. Pode ser causada tanto por fatores masculinos, quanto por fatores femininos e acontece por diversas causas. E não saber o que está por traz da infertilidade, é muito angustiante para esses casais. A causa mais negligenciada e a última a ser considerada durante um rastreio é a alimentação desse casal. Se você está passando por esse problema. Já parou para pensar como está a sua alimentação? O quanto ela está sendo ou não nutritiva? A nutrição faz parte da vida de todos e abrange não só o ato de se alimentar, mas a digestão, absorção e uso de nutrientes, até a excreção.

O aumento do consumo de alimentos como carboidratos de rápida absorção (ex: doces, sucos, açúcar, produtos de farinha branca), gorduras trans (presente em frituras), alimentos processados, bebidas alcoólicas e cafeína associado a hábitos e comportamentos prejudiciais, como sedentarismo e tabagismo, levam à inflamação crônica de baixo grau e ao estresse oxidativo, tornando o sistema reprodutor em ambiente tóxico e improdutivo.

O resultado das nossas escolhas impacta diretamente na nossa saúde e fertilidade, e os maus hábitos levam:

- Irregularidade menstrual com produção inadequada de hormônios importantes para o sistema reprodutor,

- Menor reserva e piora na qualidade dos óvulos,

- Redução da concentração e motilidade (movimentação) dos espermatozoides,

- Aumento da fragmentação do DNA espermático (redução da capacidade do espermatozoide fecundar o óvulo e gerar um embrião viável).

Frequentemente essas condições levam o casal a encontrar dificuldades para engravidar, ou a enfrentar abortos espontâneos, trazendo uma enorme frustração para tentantes e os leva ao diagnóstico ISCA.

O sistema reprodutivo depende de nutrientes para funcionar adequadamente, assim como todos os sistemas biológicos. E falando na potencialização da fertilidade, a nutrição adequada objetiva:

- Gerar energia e vitalidade, para manter o sistema Reprodutor saudável

-Trazer o equilíbrio hormonal do organismo, produzindo hormônios como estrogênio, testosterona e progesterona

- Fornecer nutrientes para óvulos e espermatozoide

- Aumentar a probabilidade de implantação do embrião no útero

- Prover nutrientes para o feto em desenvolvimento, prevenindo intercorrências gestacionais.

Pensar em gestação significa colocar o nosso organismo em uma melhor performance. Por isso a indicação é de preparação para esse momento de gerar um bebê. Adequar a dieta e investigar esses fatores é indispensável e muitas vezes determinante para a saúde reprodutiva.Tenha nesse momento profissionais que possam te ajudar a deixar seus exames em níveis ótimos, nutricionista materno infantil especialista em fertilidade e médico especialista em fertilidade natural.

Laís Buratti Mibach

Nutricionista Materno Infantil

Fertilidade, Gestação e Saúde da Mulher

CRN 8 7826

Fonte:

Deixe seu comentário