Portal da Cidade União da Vitória

Moção de pesar

Dago Woehl é homenageado pela câmara de vereadores de União da Vitória

A moção de pesar foi lida e aprovada nesta segunda-feira,05

Publicado em 06/02/2024 às 11:47

No retorno das sessões da câmara de vereadores de União da Vitória, que aconteceu nesta segunda-feira,05, foi aprovada a moção de pesar pelo falecimento de Dago Alfredo Woehl, ocorrido em 26 de dezembro de 2023.


Durante a leitura da moção, foi relatada a história de vida e dedicação do jornalista, administrador de empresas, presidente da SEC CORPRERI, idealizador do Parque Histórico Iguassu, amigo, entusiasta, estudioso em filosofia, comércio exterior, professor irreverente e inspiração para tantas pessoas.


Dago foi membro da ALVI, Academia de Letras do Vale do Iguaçu, presidiu a Casa dos Estudantes Luteranos, fez diversas contribuições para o escotismo, maçonaria, clubes, associações, sindicatos, conselhos do turismo de Porto União da Vitória e criou o Capitão Dago, que navegava e mostrava as belezas do Rio Iguaçu. Dago pesquisou, estudou, contratou e buscou incansavelmente alternativas e recursos por mais de 40 anos para a solução das enchentes do Rio Iguaçu. Junto a SEC CORPRERI, fundada através de sua iniciativa, buscou soluções com o objetivo único de colaborar com a população de União da Vitória e região de forma idealista, entusiasta e empática a fim de minimizar os efeitos das enchentes nas Gêmeas do Iguaçu.


Exemplo de força, generosidade e coragem, mesmo diante das dificuldades de saúde, seguiu estudando e acreditando em algo a ser feito para melhorar a qualidade de vida da população de União da Vitória diante do problema da enchente, de forma abnegada. Dago comparecia, mesmo doente, nas reuniões do Plano Diretor do Município na Câmara de Vereadores de União da Vitória, onde, diversas anotações eram feitas por ele e deixadas nas mãos da esposa, agora viúva, grande companheira e apoiadora de sonhos de Dago, Joana Przysiezny.

Joana acompanhou a sessão e também foi homenageada.




Dago chegou a agendar seu discurso na audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de União da Vitória, porém, infelizmente seu quadro de saúde o levou ao hospital e não conseguiu comparecer.

 Dago solicitou ao mestre em hidrologia e engenheiro, Giancarlo Castanharo, avaliador do estudo junto à Dago, das mais de 26 possibilidades para a tentativa de solução das enchentes do Rio Iguaçu, estudo este que encontra-se hoje em avaliação pelo IAT. Familiares estiveram presentes e receberam a moção de pesar.


Fonte:

Deixe seu comentário