Portal da Cidade União da Vitória

legislativo

Sessão turbulenta na câmara de vereadores de União da Vitória

Votado o parecer da reprovação de contas do ex-prefeito Santin Roveda, porém as contas, por falta de assinatura, não foram votadas

Publicado em 19/03/2024 às 11:57

Mais uma noite conturbada na câmara de vereadores de União da Vitória. Nesta segunda-feira,18, ocorreu a 6º sessão ordinária na casa legislativa com pauta principal e única, conforme exige o art. 195 do regimento interno, a votação nominal e única para casos de julgamento de contas do município, por meio de votação indicada. Ao menos era o que estava previsto para acontecer.



De início foram votados e aprovados em unanimidade entre os presentes (vale ressaltar que os vereadores Ricardo Adriano Sass e Alandra Roveda não estavam presentes) os pareceres da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio favorável ao Projeto de Decreto n. 1/2024 que dispõe sobre a reprovação das contas do poder executivo de União da Vitória referente ao exercício de 2019 de responsabilidade de Santin Roveda.

O Projeto em questão teve a votação do parecer da Comissão de Finanças, o que foi apresentado cumprindo toda questão regimental e teve votação favorável à Comissão e ao Tribunal de Contas.




Porém, em seguida a votação, o Presidente da Casa legislativa, Valdecir José Ratko promulgou a impossibilidade de dar sequência à votação do Projeto de Decreto.

Para dar sequência à votação, segundo o regimento, o Projeto de Decreto necessitaria de ao menos duas assinaturas da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio, da qual fazem parte os Vereadores Ricardo Adriano Sass, Alandra Roveda e Anderson Cardoso e destes, somente o Presidente da Comissão, Anderson Cardoso assinou.

Ao informar que as contas não seriam votadas, houve um grande tumulto e revolta dos servidores e munícipes que estavam presentes acompanhando a votação no plenário. Inclusive a maior parte deles se retirou da câmara após ficarem cientes da falta de uma das assinaturas.


Ainda pela manhã da mesma segunda-feira, durante a reunião das comissões que acontece semanalmente, o assunto esteve em voga, e não foi percebido por nenhum dos edis a falta da assinatura no documento.

Ao final da reunião, conforme informou o vereador Anderson Cardoso, responsável pela comissão, quando questionou o Vereador Sass via WhatsApp, pois ele já havia se retirado do local, solicitando sua assinatura para o Projeto poder ser votado, Sass comprometeu-se, segundo o Vereador Anderson a assinar o Projeto de Decreto no período da tarde, a tempo de ser votado, antes da Sessão. Porém, aproximadamente 5 minutos antes do início da 6 ª Sessão Ordinária, segundo informou O Presidente Ratko, o vereador Sass entrou em contato com o mesmo justificando que não poderia comparecer, pois o pneu de seu carro havia furado.


Assista a sessão na integra:


A Vereadora Alandra Roveda Grando que também não assinou o documento para a votação das contas do ex prefeito Santin Roveda, não compareceu na reunião das comissões no período da manhã nem na Sessão Ordinária e até o momento não justificou a ausência.

A votação poderá ser realizada em uma sessão extraordinária assim que o documento for assinado por mais um dos membros da comissão.


Fonte:

Deixe seu comentário